como sair do inglês intermediario

Como sair do inglês intermediário?

Você já compreende e usa várias expressões da língua inglesa no seu dia a dia, consegue manter um breve diálogo e também redigir algumas frases. Parabéns, está evoluindo no conhecimento do idioma. Agora, como sair do inglês intermediário e ser fluente?

Este é um desejo natural, principalmente para aqueles que desejam ir para o exterior e/ ou usar profissionalmente este conhecimento.

Hoje selecionei aqui 10 dicas que vão te ajudar a sair do inglês intermediário, ampliar seu vocabulário e melhorar a sua pronúncia.

Ter um nível avançado do inglês vai abrir várias portas para você e pode representar uma promoção salarial, dentre outros inúmeros benefícios.

Por causa disso, além de praticar vários exercícios que ajudem a melhorar a sua pronúncia, é importante investir parte do seu tempo disponível no estudo e em outras formas de contato com a língua inglesa. Por onde começar? Continue lendo e veja nossas dicas!

Como sair do inglês intermediário? 10 dicas

Antes de falarmos de como você pode treinar e aprimorar seu conhecimento em inglês, uma dica extra: se organize! Seus estudos e práticas devem ser diárias. Assim, sua fala e escrita serão desenvolvidas aos poucos.

Leia em inglês

A leitura em inglês é importante para conhecer novos termos e também entender melhor a construção de frases.

Por isso, é interessante ler algo em inglês diariamente. Escolha um site de que você gosta: pode ser uma revista de variedades, um portal de notícias, um blog com artigos sobre música ou outros temas.

Escolha ao menos um artigo diário e se esforce para lê-lo e compreendê-lo. Depois, você pode traduzi-lo e conferir se entendeu mesmo o conteúdo.

Cante suas músicas preferidas

Uma dica valiosa para sair do inglês intermediário é por meio de músicas famosas, já que elas podem apresentar expressões mais comuns e gírias que vão ampliar o seu vocabulário para conversação.

Sabe as canções que você canta como se soubesse a letra completa? É provável que, na verdade, nem saiba.

Quando cantamos sem conhecer a letra, sem ter lido-as, repetimos o que ouvimos. Nem sempre o que ouvimos é realmente o correto. Até porque, muito da pronúncia em inglês é intrincada, “une” palavras.

Por isso, escolha algumas das suas músicas favoritas e confira suas lyrics. Aprenda as palavras e repita várias vezes, até cantar toda a faixa corretamente. Essa prática vai ajudar muito seu inglês.

Assista a filmes e séries em inglês

Se acostume a acompanhar séries e filmes legendados. Ouvir em inglês ajuda muito a aprender e ler as legendas vai te ajudar a visualizar as expressões usadas.

Filmes e séries também são interessantes porque você vai acompanhar o modo de falar dos atores. Ou seja, as expressões que as pessoas realmente usam no dia a dia, essa é uma excelente forma de ampliar seu vocabulário e que vai te ajudar a sair do inglês intermediário.

Por exemplo: em vez de “How are you?”, as pessoas costumam perguntar “What’s up?” para saber como as outras estão. Os programas de TV vão te mostrar expressões desse tipo.

Acompanhe notícias em inglês

Crie o hábito de ler notícias sobre algum assunto em língua inglesa. Isso vai te ajudar a ampliar o vocabulário com temáticas do cotidiano.

Além de ler, você pode também assistir a programação de canais como a BBC News, CNN News e outros e prestar atenção aos diálogos. Anote as palavras novas que ouvir para integrá-las às suas falas

Algumas emissoras de TV fechada oferecem essas opções no Brasil. Ou então, você pode acompanhar os canais das redes no YouTube.

Ouça podcasts para sair do inglês intermediário

Os podcasts são outra forma de praticar seu listening e conhecer novas expressões em inglês.

Existem várias opções de assuntos: notícias, curiosidades, celebridades, humor e mais. Basta escolher um tema e procurar pelos programas no Spotify, Amazon Music ou outras plataformas.

Anote palavras novas

Assim como comentado anteriormente ao ler e ouvir notícias em inglês, em qualquer uma das demais atividades você terá contato com novas palavras. A dica aqui é para que anote e busque entender o contexto de uso de cada termo.

Depois, tente inseri-la em frases em suas falas e textos.

O simples ato de anotar vai ajudá-lo a conhecer a gramática da palavra, tornando-a mais familiar.

Crie situações em inglês

Para sair do inglês intermediário você precisa incorporar o idioma, pensar e até planejar ações na língua inglesa. Ao ter esse tipo de atitude, estará estimulando a sua criatividade.

As situações podem ser as mais variadas. Imagine experiências em uma viagem, no trabalho, em uma conversa com amigos e então crie diálogos para todos.

Ao simular uma conversa consigo mesmo, você vai se desafiar a manter uma linha narrativa e trabalhar seu vocabulário.

Estude regras gramaticais

Muita gente não é fã de gramática, mas sua prática é muito importante para compreender melhor o uso de cada expressão. Saber como formar frases gramaticalmente corretas e até como escrever as palavras tornará as informações mais claras.

Então, é algo importante para você conseguir sair do inglês intermediário e chegar finalmente ao avançado ou fluente.

Aumente seu vocabulário

Você pode usar alguns aplicativos para aprender novas palavras em inglês. Uma prática rápida todos os dias vai aumentar seu conhecimento das palavras e ajudar nas demais dicas que citamos até aqui.

Algumas opções interessantes de app são o Hello Talk e o Duoling. Eles permitem praticar sua escrita e até enviar mensagens para nativos.

Grave suas falas em inglês

Fale em inglês em voz alta e use algum aplicativo no telefone para registrar esse momento. Assim, você vai conseguir perceber sua pronúncia e mudá-la se for necessário.

Se tiver um professor de inglês, mostre a ele as gravações e peça orientações. Caso não tenha, envie os áudios a um amigo ou mesmo a um nativo e escute o que eles vão te falar.

Essa é uma forma bem divertida e que vai te ajudar a praticar a pronúncia e que vai permitir sair do inglês intermediário.

Não se esqueça de se planejar para os estudos. Ouvir um podcast todos os dias, assistir o episódio de uma série e ouvir música são tarefas mais simples. 

Outras, como estudar gramática e vocabulário podem ser tarefas para realizar algumas vezes por semana.

O importante é manter sua mente trabalhando no idioma continuamente. Assim, quando menos esperar, você terá saído do inglês intermediário e dominará plenamente a língua inglesa.

Sobre a Be-live Language School

Com mais de 25 anos de experiência, Renata Vilani aperfeiçoou seu método de ensino do inglês e já formou milhares de brasileiros em uma jornada de descoberta e também de reconhecimento profissional.

Além de ajudar os estudantes a perderem o medo de falar inglês, a Be-live lançou recentemente o curso online Fale de uma vez!, disponível para compra aqui!

Nós também temos um perfil ativo no Instagram com muitas dicas e lives especiais que você pode conferir aqui!

Além de acompanhar as dicas de como sair do inglês intermediário, aproveite para ler também:

Dúvidas sobre entrevista de emprego em inglês?

Saiba quais são os principais verbos irregulares em inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *