palavras dificeis de falar em inglês

Palavras difíceis de falar em inglês

A dificuldade em pronunciar determinados termos é um desafio que afasta muitos estudantes que iniciam sua jornada de aprendizagem sobre a língua inglesa. Mas as palavras difíceis de falar em inglês não devem ser encaradas como uma razão para desistir.

Afinal, é extremamente normal que seja difícil acertar na pronúncia de palavras específicas e nós vamos explicar o porquê.

Em adição, apresentaremos algumas das palavras com falas desafiadoras para não-nativos e a forma de pronunciá-las para que você pratique suas pronunciations skills.

Por que algumas palavras em inglês são difíceis de falar?

Além do medo de falar inglês, que acaba gerando nervosismo e insegurança no momento da pronúncia, tal dificuldade tem dois motivos principais.

O primeiro diz respeito à ligação entre som e letra. As letras das palavras em inglês podem não representar os mesmo sons que elas simbolizam em português.

Um exemplo é o “i”. Leia essa vogal em voz alta. Aposto que o som que você produziu foi como o último “i” de “Piauí”.

Já em inglês, o “i”, além de vogal, é uma palavra que significa “eu” e não tem o som de “i” do português. O “i“, como pronome, tem o som de um “a” prolongado seguido de um “i” breve (“aai”). 

Essa diferença aparece em muitas das palavras difíceis de falar em inglês, exigindo que o estudante se lembre que não pode pronunciar as letras da mesma forma que faria em português.

O segundo motivo está ligado aos sons que não são usados na língua portuguesa, mas que estão presentes em inglês.

Tomemos como exemplo a palavra “The”. Leia em voz alta como se fosse uma palavra em português. Qual som você produziu? Imagino que tenha sido algo como “tê” ou até “ti”, porque o “h”, nessa palavra, não representa um som no vocabulário brasileiro.

Já em inglês, o “th” simboliza um som diferente que não é usado em português. Escute a pronúncia americana padrão no verbete “The” do Cambridge Dictionary. Não há nada igual em português, não é?

Como não há a necessidade de produzir esse som para se comunicar diariamente, a língua e as pregas vocais precisam “aprender” e serem treinadas para essa nova tarefa. Trata-se de uma questão corporal, como se tivesse que aprender um movimento de dança novo.

Viu como a dificuldade é algo normal? Não significa que você não tem “jeito” para inglês. A solução é praticar, o que vai tornar as palavras difíceis de falar em algo muito mais simples!

Está pronto(a) para alguns desafios? Let’s begin!

Aprenda a pronúncia de 8 palavras difíceis de falar em inglês

Agora é hora de explorar algumas das palavras em língua inglesa que desafiam as habilidades de pronúncia dos brasileiros.

Utilizarei a pronúncia padrão dos Estados Unidos da América como referência e apresentarei a grafia da palavra segundo o alfabeto fonético internacional, o IPA. Assim, você pode conferir exatamente qual som deve produzir.

Para ouvir a pronúncia, basta procurar a palavra no Cambridge Dictionary e clicar no ícone de som logo abaixo da palavra.

Clothes

Clothes /kloʊðz/, este termpo significa “roupas” em português e pode confundir quem estuda inglês por causa do “th”. A palavra pode ser pronunciada com o som do “th” presente ou ausente.

O segundo caso costuma ocorrer em conversas, por causa do ritmo mais rápido. Quando pronunciada rapidamente, o termo clothes assume o mesmo som que close.

Thought 

Thought /θɑːt/ pode ser tanto o substantivo “pensamento” quanto o passado simples do verbo think (“pensar”), ou seja, “pensei”.

Esse termo, cujo significado depende do contexto de uso, não poderia ficar de fora da lista de palavras difíceis de falar em inglês. Para facilitar a pronúncia, a dica é pronunciar o “th” seguido de “ót”, como o “ot” de hot.

Through 

Through /θruː/, que significaatravés” em português, possui o mesmo “th” desafiador de thought, com quem se assemelha muito em grafia.

A pronúncia é a mesma de threw /θruː/ (“arremessei”), o passado simples de throw (“arremessar”).

Tough

Tough /tʌf/ significa “duro”, “resistente” ou “difícil”. Ironicamente, ela é uma palavras difíceis de falar em inglês. Isso porque há um som de “f” no final de tough. Representando com o alfabeto ortográfico, o som aproxima-se de “tâfi”

Schedule

Schedule /ˈskedʒ.uːl/ pode ser traduzido como “programação” ou “agenda”. Para pronunciá-la corretamente, imagine que ela é escrita da seguinte maneira: “isquédjual”. 

Drawer

Drawer /drɑː/ é outra das palavras difíceis de falar em inglês que selecionei aqui porque os sons que as letras representam diferenciam-se bastante do português. Se fosse pronunciá-la como um vocábulo português, o som seria algo como “drauer”. Já a sua versão em inglês é bem diferente, ela soa como “drouel”.

Hierarchy

Hierarchy /ˈhaɪ.rɑːr.ki/ significa “hierarquia”. É possível afirmar que sua dificuldade reside na sequência de “r” e nos sons que não são usados no dia a dia aqui no Brasil.

Entrepreneur

Entrepreneur /ˌɑːn.trə.prəˈnɝː/ quer dizer “empreendedor” e possui origem francesa. Representar a pronúncia dessa palavra com o alfabeto ortográfico não é uma tarefa fácil, pois ela apresenta vários sons que não fazem parte do português.

Assim como os exemplos acima, a melhor forma de representar os sons é por meio do alfabeto fonético. Embora pareça complicado, ele é uma ferramenta valiosa para os amantes de idiomas, pois permite saber, com exatidão, os sons que formam a palavra.

Em minhas aulas, um termo comum que gera algumas travas é vegetable, figurando entre as palavras difíceis de falar em inglês em um primeiro momento. Com você, qual foi o termo que mais te travou?

Além dessas dicas, aqui no blog da Be-live Language School você também pode conferir mais informações sobre:

Palavras em inglês mais usadas no Brasil

Quais são as diferenças entre on, in e at?

Sobre a Be-live Language School

Somos uma escola moderna e que conta com uma metodologia exclusiva para ensinar brasileiros os idiomas inglês e espanhol.

Com mais de 25 anos de experiência, Renata Vilani aperfeiçoou seu método e pode formar milhares de brasileiros em uma jornada de descoberta e também de reconhecimento profissional.

A última criação da Be-live foi o curso online Fale de uma vez!, disponível para compra aqui!

Nós também temos um perfil ativo no Instagram com muitas dicas. Acesse agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *