Veja aqui formas de perder o medo de falar inglês

Medo de falar inglês e como me livrar dele

O medo de falar inglês acaba bloqueando muitos estudantes de praticar o idioma e acredite, isso é mais comum do que você pode imaginar, já que essa situação emocional afeta grande parte daqueles que estão estudando uma nova língua. Esse assombroso pavor faz bater o nervosismo, a insegurança e a pessoa simplesmente trava, impedindo-a até mesmo de tentar uma comunicação básica.

Os motivos para isso são os mais diversos, dentre os mais comuns estão: erro de errar a gramática, errar a pronúncia, de ser julgado pelos outros, de não dizer exatamente o que queria, virar motivo de piada para os outros e não entender o que está sendo dito.

Se você estuda ou estudou inglês, com certeza já se deparou com algum desses pontos. Afinal de contas, eles são comuns com a grande maioria dos estudantes. Esses medos podem causar consequências e tornar ainda mais difícil a aprendizagem. Agora, vamos entender um pouco mais sobre isso.

Consequências do medo de falar inglês

O medo de falar um outro idioma se encaixa no quadro chamado de Xenoglossofobia. Essa enorme palavra serve para se referir ao sentimento de nervosismo, ansiedade, insegurança e apreensão de uma pessoa ao aprender ou ter que se comunicar em uma língua que não seja a sua.

Durante um aprendizado, esse medo pode se manifestar de 3 formas diferentes: nervosismo na hora da comunicação, medo da avaliação negativa de outras pessoas e ansiedade ao fazer um teste. Entretanto, os dois primeiros podem ser considerados os mais frequentes.
Nervosismo na hora da comunicação: é a aflição que surge dentro de uma pessoa, quando ela tem que conversar usando uma outra língua.
Medo da avaliação negativa de outras pessoas:
sentimento que o estudante tem por ficar muito preocupado em como os outros podem avaliar suas habilidades com a língua.

O terceiro, ansiedade ao fazer um teste, acaba sendo uma consequência dos outros dois. É óbvio que se sentir ansioso antes de uma avaliação é algo natural, mas nesse caso é uma situação muito mais grave e que pode impedir o aluno de progredir com os estudos.

No geral, as consequências causadas por esse medo são as seguintes:

– perda da confiança para aprender inglês (ou qualquer outro idioma)
– baixa autoestima por parte dos estudantes
– menos participação durante as aulas
– sentimentos de frustação e desespero
– bloqueio mental quando for falar algo em inglês
– menor capacidade de memorização, o que leva a esquecer os conteúdos abordados anteriormente
– desinteresse em progredir com o desenvolvimento linguístico
– desistência total de aprender inglês

Star Trek Fear GIF by Paramount+ - Find & Share on GIPHY

Talvez você já tenha passado por um desses aspectos ou conhece alguém que passou. Afinal, essas são consequências comuns encontradas em praticamente todo grupo de estudantes.

Dicas para perder o medo de falar inglês

Existem algumas “fórmulas” que podem te ajudar a superar o medo de falar inglês. Confira as dicas que separamos abaixo para você ir praticando!

1 – Não traduza, apenas pense em inglês

É aquela coisa, falar é mais fácil do que fazer, rs. Realmente não é um dos caminhos mais simples, mas com certeza é um dos mais eficazes. Se forçando a pensar em inglês, aos poucos você perceberá que não será mais necessário traduzir tudo o que ouve ou vê. E a sua compressão com o idioma será muito mais rápida, além de adquirir a habilidade de conseguir manter uma conversa fluída, sem ficar pensando muito no que a outra pessoa quis dizer.

Você pode começar praticando com coisas básicas, como por exemplo, descrevendo o que fez durante o dia, o que comeu, a roupa das pessoas, e etc. Tente fazer disso uma prática diária.

2 – Confie em si mesmo

Seja lá qual tenha sido o motivo que fez você ter medo de falar inglês, insista em aprender o idioma, nós podemos garantir que será bom para o seu futuro. Somente a confiança adquirida fará você superar o medo.

E bem, a única forma de ganhar confiança é treinando! Como qualquer outra coisa na vida, aprender inglês exige prática, então não fuja dele – aceite-o e encare o desafio. Tendo o inglês como uma segunda língua, as suas chances profissionais aumentam, você aprende sobre novas culturas, conhece mais pessoas e também ganha independência.

Se o seu caso for somente de insegurança é mais fácil contorná-lo, mas, claro, sabemos que se for uma fobia, a situação é um pouco mais complicada. Contudo, tente permanecer calmo e busque por referências próximas a você para te ajudar. Fale sobre isso com parentes ou amigos que sabem inglês, ou com profissionais da área para descobrir quais dicas eles podem te dar sobre o assunto.

PS: Caso queira, você pode falar conosco sobre isso. Estamos aqui para te ajudar :).

3 – Veja séries, filmes ou leia sobre assuntos que você goste

A prática de acompanhar filmes, séries e afins em inglês é uma dica valiosa e super funcional, além de ser muito prazerosa. Fazendo isso, você poderá ir treinando o seu ouvido, a pronúncia, aprender novas palavras, e também tendo contato com expressões e gírias dos nativos.

Além de filmes e séries, você também pode acompanhar algum tema que lhe interessa, como esportes, viagens, jogos eletrônicos, e etc. Tente fazer dessa leitura uma rotina, e como será um assunto do seu gosto, o aprendizado ficará menos pesado e mais prazeroso.

Com essas práticas, pouco a pouco você vai se acostumando com o idioma e por fim vai superar seus medos. Além de que, o seu vocabulário ficará maior.

4 – Se grave falando inglês

Bem, antes de falar inglês com os outros, que tal perder a vergonha de si mesmo? Poder gravar um vídeo ou somente um áudio, vai te ajudar a aprimorar a sua pronúncia. Escolha um texto pequeno e fácil (ou algo semelhante) e vá lendo-o em dias diferentes. Grave essa sua leitura e compare-as – desde a primeira até a última – para que assim você possa perceber o seu avanço.

O indicado, é que depois de cada gravação, você ouça e anote as palavras que considera as mais difíceis de pronunciar. Faça esse processo quantas vezes achar necessário, até se sentir confiante.

Bora espantar esse medo de falar inglês? Lembre-se que isso é normal, muitas pessoas já tiveram um branco na hora de falar um outro idioma, apenas tente manter a calma para contornar a situação!
Continue nos acompanhando no Instagram para receber mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *