Situações embaraçosas na entrevista de emprego

Perrengues em entrevistas de trabalho

Quem nunca passou por uma situação ruim em entrevistas de trabalho? Afinal, toda entrevista de emprego é um momento especial, um verdadeiro divisor de águas em nossas vidas. Não é apenas uma questão financeira, mas também algo que pode mudar a nossa rotina, os lugares que visitamos diariamente, nosso círculo social e também alguns interesses pessoais, que vão surgindo com a convivência na nova empresa.

Separamos 3 histórias hilárias e após vem dicas da Be-live pra você!

Como professora, eu sempre ouvi muitas dessas histórias. Ao preparar esse texto, escolhi algumas para compartilhar aqui. Claro que a teacher aqui deu os pitacos dela para cada caso, e assim, caso você um dia se depare com uma situação dessas, minha lista de dicas vai te ajudar a lidar com tudo isso.

“Comecei a chorar no meio da entrevista.”

Acredita que eu chorei em uma entrevista de emprego?
It looks like I am going to cry…

“No dia da bendita entrevista eu tive um sonho com minha mãe e fiquei bem triste. Daí as duas moças do RH começaram a fazer várias perguntas sobre a minha família e não deu outra — comecei a chorar. A moça ainda falou que não iria avaliar isso, mas até hoje espero a resposta. Eu morro de rir quando lembro.” – Nellevia Buzzfeed Brasil

Dica da professora:
Controle emocional é tudo na hora de uma entrevista gente!  Prepare-se, concentre-se, mantenha a calma e procure buscar dentro de si equilíbrio naquele momento.  Depois de contratado você terá tempo para mostrar suas competências técnicas a fundo, porém na hora da entrevista, o que será crucial para sua continuidade no processo seletivo é sua inteligência emocional mesmo.  Até porque, caso você esteja muito nervosa(o), não conseguirá nem falar sobre suas habilidades técnicas, mesmo que sejam muito boas.

 “Pedi pro recrutador me ensinar como fazia, rs.”

Sim, eu não sabia o que fazer e pedi ajuda ao recrutador!
Oi, er… Desculpe, mas pode me ajudar aqui rapidinho?

“Fui fazer uma prova prática para arrumar uma CPU, todo mundo já tinha terminado e eu nada de fazer a bicha ligar. Daí tive que pedir ajuda pro recrutador pra ele me ensinar.” – Ana Carolinavia Buzzfeed Brasil

Dica da professora:
Preparação! Prepare-se para o tipo de processo seletivo pelo qual está passando. Procure entender todas as fases e o que será exigido de você em todas as fases para não ser pega(o) de surpresa. Dessa forma, você poderá inclusive ler algum conteúdo que te ajude, se atualizar em algo que será exigido de você.

“De repente escuto o dono da empresa gritando e quase saindo na mão com o funcionário.”

Imagina só a cena: o dono da empresa brigando em alto e bom tom...
Vexame? Sim, temos.

“A minha primeira entrevista de emprego foi numa construtora. Chegando lá, o dono pediu que eu esperasse enquanto ele conversava com um funcionário. Eu fiquei na recepção esperando e a irmã dele, que era sócia, ficou comigo. De repente eu escuto gritarias entre ele (dono da empresa) e um pedreiro. O cara gritando e quase saindo na mão com o funcionário, dizendo que ele tinha faltado o trabalho porque tinha bebido. A irmã dele me olhava e eu assustada querendo correr para bem longe dali.” – Renatavia Buzzfeed Brasil

Dica da professora:
Você está procurando emprego numa empresa com a qual se identifica? Tudo bem que as pessoas as vezes não tem escolha e precisam aceitar vagas que não lhes agradam muito por necessidade financeira. Porém, se estiver concorrendo a uma vaga numa empresa que lhe agrade, ficará muito mais fácil de se envolver mais no processo seletivo, participar com mais motivação, sabendo mais da empresa e com certeza seus olhos brilharão, o que faz diferença para um recrutador.


E para entrevistas de trabalho, o que a Be-live preparou pra você?   

Uma super lista das principais perguntas feitas em entrevistas. E está tudo em inglês (calma, a tradução está ao lado, viu?). Você pode passar por saia justa por outros motivos, mas por não será por falta de entendimento do que o recrutador perguntar.

E quer treinar para sua entrevista?  Agende uma aula conosco e faremos simulados com você.

Vamos lá!

  • How would you describe yourself? (Como você se descreve?)
  • What specific goals, including those related to your occupation, have you established for your life? (Quais são suas metas específicas para vida e carreira?)
  • How has your college experience prepared you for a business career? (Como sua experiência acadêmica te preparou para sua carreira?)
  • Please describe the ideal job for you. (Por favor descreva seu trabalho ideal)
  • What influenced you to choose this career? (O que o influenciou a escolher este trabalho?)
  • What do you think it takes to be successful in this career? (O que vc precisa fazer para ter sucesso em sua carreira?)
  • Give me an example of one of your successful accomplishments. (Me dê um exemplo de alguma que tenha feito e obtido sucesso.)
  • Are you more energized by working with data or by collaborating with other individuals? (Você se sente mais entusiasmado trabalhando sozinho ou como membro de um time?)
  • Given the investment our company will make in hiring and training you, can you give us a reason to hire you? (Dado o investimento que a empresa está fazendo para te contratar, pode me dar uma razão para que seja contratado?)
  • Would you describe yourself as goal-driven? (Você se descreve como uma pessoa determinada?)
  • What do you expect to be doing in five years? (O que espera estar fazendo em 5 anos?)
  • How would you evaluate your ability to deal with conflict? (Como você descreve sua habilidade em lidar com conflito?) 
  • Have you ever had difficulty with a supervisor? How did you resolve the conflict? (Você já teve dificuldade com algum superior? E como resolveu a situação?)
  • Would you say that you can easily deal with high-pressure situations? (Você poderia dizer se tem facilidade de trabalhar sob pressão?)

Espero que esteja preparado após nossas dicas e informações. Quer mais dicas? Fique aqui

Um abraço,
Renata Vilani

1 comentário em “Perrengues em entrevistas de trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *