Você já se pegou preenchendo algum formulário ou mesmo elaborando o currículo e teve que colocar algum nível de conhecimento da língua inglesa, mas não soube como responder? Essa confusão é normal, já que as pessoas não sabem exatamente o que é inglês básico, intermediário ou avançado.
Em alguns casos, mesmo sem dominar nem o verbo to be, algumas pessoas acabam mentindo em suas declarações informando que possuem o nível básico do inglês.
De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) – o principal padrão de medição de proficiência em línguas usado em todo o mundo – o nível de inglês básico corresponde aos níveis A1 e A2 da língua inglesa.
Sendo assim, podemos considerar este como um grau de conhecimento “elementar” ou “iniciante”.
De modo geral, quem tem proficiência no inglês básico é capaz de compreender e usar expressões cotidianas familiares, formar frases básicas e interagir de forma simples.
Se você quer saber um pouco mais sobre o que é inglês básico para validar as suas habilidades e colocar uma afirmação verdadeira no currículo ou mesmo buscar um treinamento que esteja adequado ao seu nível de conhecimento, sina na leitura deste artigo até o final.
O que você pode fazer com o inglês básico
Como já foi dito, o inglês básico deve ser suficiente para interações muito simples, como para turismo em países de língua inglesa ou para uma socialização mais superficial com falantes do idioma, por exemplo.
Por outro lado, para situações como consumo de mídia (jornais, TV, rádio etc.), para criar laços sociais mais profundos ou para fins acadêmicos e profissionais, este nível não será eficiente.
Para entender bem o que é inglês básico, ele é suficiente para:
- Falar frases básicas de situações do cotidiano como fazer compras, fazer pedidos em lojas e restaurantes, fazer check-in em hotéis e aeroportos etc.;
- Apresentar-se e introduzir outras pessoas de forma simples e usar saudações básicas;
- Dar descrições básicas de pessoas, coisas e lugares;
- Dar detalhes pessoais básicos como nacionalidade, informações de contato, etc;
- Compreender e usar vocabulários menos complexos como: vestuário, família, países, alimentação, partes da casa, etc.
- Compreender e indicar datas e horários;
- Conversar sobre atividades rotineiras;
- Descrever as condições atuais do tempo e sugerir atividades de acordo com a previsão climática;
- Falar em termos gerais sobre a própria saúde e descrever sintomas médicos comuns a um especialista;
- Dar ordens e instruções ou fazer convites e pedidos simples;
- Indicar endereços e localizações;
- Falar sobre gostos, preferências, hobbies e interesses;
- Falar sobre planos e intenções;
- Descrever situações e histórias passadas com menor complexidade;
- Conversar de forma lenta e cuidadosamente articulada com longas pausas;
- Compreender textos mais curtos e simples, com nomes e palavras familiares.
Logo, é possível perceber que o inglês básico é muito mais do que apenas dominar o tão famoso verbo to be.
Desta forma, o nível básico da língua inglesa é eficaz para o uso de expressões cotidianas familiares e à satisfação de necessidades e interações mais simples ou habituais.
No caso das relações com falantes da língua, o diálogo torna-se possível caso o vocabulário seja mais básico e considerando que a outra pessoa fale lenta e claramente e esteja disposta a ajudar.
Em quanto tempo consigo o nível básico de inglês?
Assim como em qualquer área de estudo, aprender uma nova língua exige comprometimento e dedicação do aprendiz. De qualquer maneira, é possível mensurar o tempo necessário de aulas para atingir os níveis de proficiência.
No caso do nível A1, são necessárias cerca de 80 horas de instrução. Para atingir o nível A2, o tempo é de, aproximadamente, 200 horas.
O progresso irá depender, do tipo de curso, da frequência das aulas e do empenho do aluno. Quanto mais exposto à nova língua, mais fácil e rápido será o aprendizado.
Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a dominar o inglês básico e partir para níveis mais elevados:
- Ouça suas músicas favoritas com as letras;
- Assista séries dubladas com legenda em inglês;
- Use aplicativos em inglês no celular;
- Treine sempre que possível e revise o conteúdo mais de uma vez.
Com estas dicas, você terá mais contato com o inglês e ampliará o seu vocabulário, além de ver situações do cotidiano mais frequente na língua inglesa.
Como descobrir seu nível de inglês?
A melhor maneira de descobrir seu nível de inglês é fazendo um teste padronizado e reconhecido. Além de avaliar o seu conhecimento gramatical, ele também vai testar a sua fala e a audição.
Abaixo você pode ver uma pequena lista com os principais exames de nível e as respectivas notas que identificam se o estudante está no nível básico do inglês ou não:
- EF SET: 11- 40
- Exame TOEIC: 120 – 545
- Cambridge English Scale: 80 – 139
- Pearson Global Scale of English: 22 – 42
Na internet você também encontra alguns testes de nível de inglês e também é possível ir até uma escola de idiomas e solicitar uma avaliação. Lá, eles poderão aplicar um teste de proficiência para te ajudar a entender melhor as suas habilidades.
Se for do seu interesse, nós podemos aplicar um teste e orientar a melhor forma de aprimorar os seus estudos no idioma. Pode ser uma aula presencial, virtual ou mesmo por meio de um curso online de inglês. Cada pessoa se adapta a um método diferente.
Além de entender melhor o que é inglês básico, você pode aproveitar para ler melhor sobre:
Sobre a Be-live Language School
A escola de inglês e espanhol Be-live Language School foi fundada por Renata Vilani, pedagoga com mais de 25 anos de experiência e que aperfeiçoou o seu método de ensino e ajudou a formar milhares de brasileiros em uma jornada de descoberta e também de reconhecimento profissional.
Além de ajudar os estudantes a entender o que é inglês básico e qual é o seu nível de conhecimento do idioma, a Be-live lançou recentemente o curso online Fale de uma vez!, disponível para compra aqui!
Nós também temos um perfil ativo no Instagram com muitas dicas e lives especiais que você pode conferir aqui!
Depois que você já descobriu o que é inglês básico e que viu que não é algo tão simples, que tal praticar alguns exercícios para melhorar a pronúncia ou entender quando usar much ou many?