Como estão suas pronunciations skills? Treinar suas habilidades com os exercícios para melhorar a pronúncia em inglês que elaboramos para você vai te ajudar a ganhar segurança e habilidade nas conversas.
Como percebo que essa é uma demanda muito comum em diversos estudantes, resolvi então elaborar algumas dicas para destravar a sua pronúncia na língua inglesa.
Assim como ler, ouvir e escrever, falar é um dos pilares do processo de aprendizado do inglês, por isso, a conversação não pode ficar de fora do seu plano de estudos.
Afinal, a boa pronúncia é o que permite a comunicação efetiva na qual você entende e é entendido pelas pessoas envolvidas na conversa.
Fazer exercícios para melhorar a pronúncia em inglês não se trata de soar exatamente como um nativo. O objetivo é tornar sua fala clara para evitar que ela cause dificuldades na compreensão ou altere o significado das palavras, tornando a mensagem confusa ou até inapropriada.
- Leia aqui: Palavras difíceis de falar em inglês
4 exercícios para melhorar a pronúncia em inglês
Apresentar dificuldades em reproduzir o som adequado de certas palavras em inglês é algo natural.
Um dos motivos que contribui para isso é a existência de sons no idioma inglês que não fazem parte do português.
Eles demandam prática a fim de que você consiga fazer os movimentos necessários com os lábios e a língua para produzi-los.
A lista de exercícios para melhorar a pronúncia em inglês começa com um par de sons que se encaixa nessa descrição. Aposto que você os conhece. Estamos falando do desafio de falar o TH na língua inglesa.
TH com som de /ð/
O /ð/ é uma consoante que marca presença em uma série de pronomes em inglês. Por isso, ela é utilizada com frequência em frases. Outro ponto importante é o fato dela ser vibrante.
Isso significa que o som de TH é consequência da vibração das pregas vocais ou outra parte do corpo que você usa para falar. Que tal um exemplo prático?
Neste exercício para melhorar a pronúncia em inglês, coloque sua mão no pescoço, logo abaixo do queixo, e faça o som da consoante “Z” sozinha, como o zumbido de uma abelha.
Sentiu uma vibração? O /z/ é uma consoante vibrante. Agora, produza o som do /s/ sozinho, como um sibilar de cobra. Não há vibração, certo?!
Conhecer essa característica ajuda nos exercícios para melhorar a pronúncia em inglês porque permite que você perceba quando o som está incorreto.
Sabemos que o /ð/ é vibrante, mas isso não é tudo, visto que existe um movimento específico para produzi-lo.
Ao pronunciar essa consoante, a ponta da língua deve ficar exposta para que o som seja produzido por meio da passagem de ar entre ela e os dentes superiores.
Para tanto, coloque a ponta da língua, parcialmente, para fora da boca e deixe-a entre os dentes. Vamos treinar?
Leia em voz alta essas palavras com o fonema /ð/:
- Than
- That
- Their
- This
- Those
- Another
- Mother
- Weather
- Breathe
- Smooth
TH com som de /θ/
O som /θ/, também representado pelas letras “th”, é a versão não-sonora do ð. Isso quer dizer que suas pregas vocais não devem vibrar enquanto você produz o som.
Para acertar na pronúncia em inglês, você deve posicionar a língua da mesma forma que fez anteriormente. Porém, o som será produzido pelo ar que você irá soprar para fora pelo espaço entre sua língua e seus dentes superiores.
Let’s practice! Leia em voz alta:
- Thank
- Theater
- Thief
- Think
- Something
- Bath
- Earth
- Faith
- Mouth
- South
Um “truque” popular entre os estudantes de inglês iniciantes é substituir os “th” pelo som do /s/, /d/ ou /f/. Recomendo que você não use esse hack, pois o /ð/ e /θ/ são sons únicos que não tem correspondente no grupo de fonemas da nossa língua.
Para melhorar a pronúncia em inglês, é preciso aceitar as diferenças que compõem o idioma.
A com som de /æ/
Outro som particular ao inglês é o /æ/. Ele é uma vogal curta que parece com uma união do “a” com o “é”. Ao falar, abra sua boca horizontalmente e posicione a parte posterior da língua próxima do céu da boca.
Recomendo que você assista a vídeos de nativos pronunciando palavras com essa vogal pausadamente e observe atentamente o movimento dos lábios, o posicionamento da língua e tente reproduzir o que viu.
Essa é uma forma de estudar e depois treinar para melhorar a pronúncia em inglês que vale para todos os outros sons também.
Let’s practice! Leia em voz alta:
- Hat
- Fat
- Man
- Black
- Plastic
- Happen
- Cash
Pronuncie a sílaba tônica no local correto
A sílaba tônica de uma palavra é onde o som é produzido com mais ênfase e força. No português, existem sinais gráficos para indicar isso, como ocorre em “sabia” e “sabiá”. Duas palavras semelhantes que apresentam sentidos diferentes a depender do local onde a sílaba tônica está.
Em inglês, não há acentos que sinalizem onde a tônica está. Dessa forma, a fim de melhorar a pronúncia em inglês, você precisa praticar bastante até se familiarizar com essas palavras.
Vamos conhecer algumas:
- Contest: CONtest (competição), conTEST (contestar);
- Present: PRESent (presente), preSENT (apresentar, introduzir);
- Address: ADDress (endereço), addDRESS (conversar com alguém formalmente).
Leia aqui: Palavras em inglês usadas no Brasil
Esses são os exercícios para melhorar a pronúncia em inglês mais recomendados para te ajudar a evitar erros comuns entre os iniciantes nos estudos da língua inglesa.
Se restou alguma dúvida, envie ela por meio do campo de comentários deste post.
Sobre a Be-live Language School
Com mais de 25 anos de experiência, Renata Vilani aperfeiçoou seu método de ensino do inglês e já formou milhares de brasileiros em uma jornada de descoberta e também de reconhecimento profissional.
Além de ajudar os estudantes a perderem o medo de falar inglês, a Be-live lançou recentemente o curso online Fale de uma vez!, disponível para compra aqui!
Nós também temos um perfil ativo no Instagram com muitas dicas e lives especiais. Acesse agora!
Além de acompanhar as nossas recomendações de exercícios para melhorar a pronúncia em inglês, aproveite para ler também: