Todos os anos, milhares de brasileiros participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova que concede diversos benefícios para ingressar em uma universidade pública ou particular, como são os casos dos programas Sisu e do ProUni. Os candidatos precisam responder algumas questões de língua estrangeira, em espanhol ou inglês.
São cinco questões dedicadas a avaliar o conhecimento do candidato no idioma escolhido por ele.
Para muitos, a língua inglesa é a opção selecionada e, por consequência, torna-se necessário buscar informações de como estudar inglês para o ENEM com antecedência para alcançar bons resultados na prova.
Vamos compartilhar algumas dicas importantes para que você possa estudar da melhor forma possível.
Você sabe qual é o seu nível atual de conhecimento da língua inglesa? Faça um de nossos testes aqui!
5 dicas de como estudar inglês para o ENEM
O primeiro passo a ser tomado é se familiarizar com a estrutura básica das questões do ENEM. De forma geral, as perguntas de língua estrangeira da prova são elaboradas para avaliar habilidades de interpretação de texto em vez de conhecimentos de regras gramaticais específicas.
Os textos selecionados para os enunciados pertencem a gêneros textuais variados, abrangendo desde poemas até tiras cômicas.
Esse padrão não apresentou grandes alterações nas últimas edições do exame, por isso, tome-o como base para definir a sua organização de como estudar inglês para o ENEM.
Com isso em mente, é agora do planejamento e da nossa primeira dica para você. Vamos lá!?
Monte seu cronograma de estudos
Em adição ao inglês, o exame engloba as outras principais áreas do conhecimento, exigindo o estudo e revisão de vários assuntos. A fim de não negligenciá-los, crie uma agenda com datas e horários bem delimitados para cada matéria e, feito isso, para cada tópico desta área.
Sabemos que a criação de um cronograma de como estudar inglês para o ENEM é uma tarefa complexa. Para ajudar, siga essas orientações baseadas em dicas da Idaho State University:
- Estude inglês em horários fixos e em um mesmo local, se possível. A constância auxilia a criar o hábito de estudo e poupa tempo com decisões, arrumação de materiais e outras tarefas;
- Estabeleça tópicos específicos para seus estudos. Evite generalizações como “Estudar inglês”. Prefira registrar na agenda instruções exatas como “Revisar exercícios de linking words comentados” e “Responder as questões das edições de 2020 a 2017 do ENEM”;
- Planeje os horários levando em conta que após 2 horas de estudos seguidos começamos a perder o foco. Dessa forma, organize blocos de estudos de duas horas com breves pausas e intercale os assuntos.
Treine com questões de edições passadas
Aproveite o padrão previsível do ENEM e treine seus conhecimentos ao responder e conferir a resolução comentada de questões de inglês de edições anteriores.
Você encontra o caderno e o gabarito de todas as edições no site do INEP. Para acessar respostas comentadas por especialistas, recorra a fontes gratuitas como canais do YouTube dedicados ao ensino de língua inglesa e preparação para o vestibular.
Pratique a interpretação de texto com diferentes gêneros textuais
Além de resolver questões, uma outra forma de como estudar inglês para o ENEM é familiarizar-se com textos de gêneros textuais diversos.
Não se trata de lê-los a fim de saber apontar seu tipo ou de decorar suas características essenciais, mas sim de criar familiaridade com as particularidades de cada um — o que é útil para conseguir interpretá-los.
Tome como exemplo uma tira cômica, produção na qual texto escrito e imagens trabalham juntos para construir efeitos de sentido. Quanto mais tiras em inglês você ler, mais apto estará a compreender a ideia central e os sentidos desse gênero levando em conta seus elementos verbais e não-verbais.
A leitura também fortalece a habilidade de reading e expande o vocabulário, dois ganhos muito bem-vindos.
Veja aqui como aprender inglês rapidamente!
Rastreie suas maiores dificuldades
Ao exercitar seus conhecimentos, crie o hábito de registrar o motivo, tópico ou assunto relacionado às questões que você não acertou.
Isso é importante para que você consiga identificar quais são os principais pontos fracos a serem desenvolvidos.
Falsos cognatos têm atrapalhado seu desempenho? Adicione exercícios específicos sobre essas palavras cuja grafia assemelha-se com vocábulos em português. Desconhecer certos conectores (linking words) está atrapalhando na interpretação dos textos? Dedique-se a aprendê-los.
Insira esses tópicos em seu cronograma de estudo
Embora o ENEM não apresente questões baseadas puramente em regras ou nomenclaturas gramaticais, os conhecimentos de ordem gramatical são essenciais para a interpretação dos textos.
Aqui, em nossas dicas de como estudar inglês para o ENEM, a recomendação é que você dê atenção aos seguintes temas:
- Tempos verbais (present continuous, past perfect, simple past etc);
- Verbos irregulares;
- Conjunções;
- Voz passiva;
- Discurso indireto (reported speech);
- Pronomes (personal and reflexive);
- Artigos;
- Phrasal Verbs.
Além dos temas acima, você pode compreender melhor aqui quando usar much ou muny e a diferença entre other e another.
Faça exercícios com a dinâmica da prova em mente
Ler de forma dinâmica e dosar o tempo dedicado à resolução de exercícios são desafios que você enquanto candidato deve estar pronto para enfrentar.
Por isso, incorpore-os na sua rotina de estudos. Para tanto, exercite a leitura dinâmica, abra mão da tradução individual das palavras em favor da leitura guiada pelo o que é cobrado pelo enunciado.
Ao aplicar essa dica de como estudar inglês para o ENEM, experimente resolver um caderno de questões seguindo o limite de minutos do exame a fim de exercitar suas habilidades de gestão de tempo.
Se você não tem muito conhecimento do idioma, busque por temas para iniciantes e crie a sua familiaridade para avançar em temas mais complexos.
Coloque em prática as nossas dicas de como estudar inglês para o ENEM e compartilhe-as com seus colegas que também estão trilhando a jornada rumo à aprovação dos exames vestibulares.