por onde começar a estudar inglês

Por onde começar a estudar inglês?

Como meta de ano novo, muitas pessoas elegem o domínio da língua inglesa como uma ambição, mas esse desejo logo se perde nos primeiros meses do ano. Para que isso não aconteça mais, aqui vão dicas de por onde começar a estudar inglês.

Estudar inglês não é o bicho de sete cabeças que você imagina e nem precisa ser algo caro.

Na verdade, sozinho você já pode começar a aprender. E se gosta de músicas em inglês e séries e filmes legendados, provavelmente já sabe mais do que imagina.

Basta então estabelecer um plano e começar a estudar inglês de acordo com o que você deseja aprender.

Não sabe qual o seu nível atual de conhecimento de inglês? Teste aqui!

Entenda por onde começar a estudar inglês

Para aprender um segundo idioma, você precisa ter em mente um objetivo e um planejamento. A partir daí, deverá começar aprendendo frases-chave e o vocabulário relacionado ao seu objetivo.

A partir de frases-chave, você terá o primeiro contato com a ortografia e pronúncia das palavras. inglês.

Com o desenvolvimento do seu vocabulário, vai compreender e começar pequenos diálogos a partir das primeiras frases e expandir seu conhecimento.

Estabeleça um objetivo

Na hora de começar a estudar inglês, é importante ter um objetivo em mente. Porque assim, você poderá focar suas lições em algo relevante para o seu momento.

Tentar aprender tudo de uma vez só pode não ser eficaz. Nos cursos tradicionais de inglês, por exemplo, as aulas começam com cumprimentos e falar sobre você mesmo: sua idade, suas características físicas, sua profissão.

Mas se seu objetivo é aprender inglês para viajar, dizer que seus olhos são azuis será pouco útil, concorda?

Veja aqui algumas das vantagens de fazer intercâmbio.

Por isso, estabeleça seu objetivo e você poderá aprender frases e palavras que tenham sentido para ele.

Pode ser viajar, fazer um curso de pós-graduação em uma área específica, realizar uma palestra sobre determinado tema, etc.

Os demais conhecimentos básicos, como se descreve, podem ser associados aos demais aprendizados. Eles ajudam os alunos a se desenvolver, mas focar em um nicho específico de conversação pode ajudar você a se desenvolver mais rapidamente, exatamente para o que quer.

Veja lista de palavras em inglês difíceis de falar.

Faça um planejamento de estudos

Com o objetivo definido, será hora de planejar seus estudos. O quê, quando e onde estudar, quais serão as lições de cada dia.

Não estude esporadicamente ou “quando der tempo”.  Uma das principais dicas de por onde começar a estudar inglês é investir em frequência e prática.

Por onde começar a estudar inglês? 7 dicas práticas

Agora que você já estabeleceu uma razão, é hora de fazer um planejamento de estudos para que consiga dominar a língua inglesa. Acompanhe as dicas que separamos logo abaixo para lhe ajudar.

Estudar gramática e vocabulário

Se dedicar ao aprendizado de gramática e vocabulário não costuma ser a parte preferida dos alunos. Porém, é algo essencial, pois ajuda a conhecer novas palavras e entender a pronúncia correta dos termos em inglês.

Até porque, a escrita é mais simples reconhecer o som de cada letra. Isso ajuda a ampliar o vocabulário, adicionando novas palavras em uma conversa, por exemplo.

Utilize aplicativos para aprender

A nossa segunda dica de por onde começar a estudar inglês é instalar aplicativos em seu smartphone. Alguns são gratuitos e permitem treinar a escrita e ainda poderá ouvir a pronúncia correta de várias expressões.

Existem vários aplicativos bem completos para estudar inglês. É o caso do Duolingo, um dos mais famosos.

Escolha um desses apps e se dedique ao “plano de estudos” dele. Ele vai ajudar você a desenvolver vocabulário, escuta, gramática e mais.

Faça um curso de inglês

Por mais que você consiga se organizar sozinho, contar com o apoio pedagógico para começar a estudar inglês é essencial para ter acesso a conteúdo de acordo com o seu nível de conhecimento.

Pode ser um curso online de inglês ou presencial. Existem inclusive opções gratuitas na internet. 

O ponto é que um curso de inglês ajuda a dar “um Norte” aos estudos, o que aprender em seguida e até a avaliar o seu aprendizado.

Então, mesmo que você tenha um foco específico (como aprender inglês para viajar), vai conseguir desenvolver melhor a língua como um todo.

Assista a vídeos no YouTube

Há vários canais no YouTube de professores de inglês que podem ser bem úteis para seus estudos. Inclusive, te convido a conhecer o canal da Be-live.

Acompanhando as lições práticas, você pode tirar dúvidas e melhorar vários aspectos do idioma.

Mas além desses, vale também a pena acompanhar vídeos de inglês. Seja sobre cultura pop, notícias, conhecimentos específicos (como Medicina), etc. Eles vão te ajudar a ver temas diversos na prática em língua inglesa, ampliando a sua compreensão.

Cante músicas em inglês

Você deve ter algumas músicas favoritas em inglês. Pesquise pela letra dela na internet e se esforce para cantar junto e certo.

Depois de muita prática, você conseguirá cantar a faixa perfeitamente. Também terá melhorado sua pronúncia, escuta e vocabulário, entendendo realmente sobre o que a música fala.

Aliás, procure primeiro cantar em inglês, para depois conferir a tradução. Assim, ao ler a canção em português, você poderá traduzi-la por conta própria.

No YouTube, busque o nome da música + lyrics (letra).

Assista filmes e séries legendadas

Nossa sexta fica sobre por onde começar a estudar inglês tem relação com o consumo de vídeos. Opte por filmes e séries em língua inglesa.

Acompanhar conteúdos em seu idioma original é sempre importante para o vocabulário e escuta. 

Escolha assistir a esses materiais em inglês, com legendas em português. Isso vai ajudar você a se desenvolver no estudo do idioma.

Leia em inglês

Mesmo que seus estudos tenham começado agora, leia em inglês. Podem ser textos simples, até mesmo publicações de artistas nas redes sociais.

Como citamos acima nas dicas de por onde começar a estudar inglês, é importante que o idioma tenha frequência. “Viva” a língua inglesa, e seu desenvolvimento no idioma será mais simples e rápido do que apenas estudar por um período do dia.

Aprenda quando usar many ou much!

Não esqueça: inglês requer frequência e prática, assim como aprender qualquer outra língua. Por isso, estabeleça metas e um plano de estudos, e você terá mais facilidade de entender e falar o novo idioma.

Essas aqui são as nossas dicas para você que busca entender por onde começar a estudar inglês. Teste todas e veja qual funciona melhor no seu caso e na sua rotina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *