Como passar do inglês intermediário para o avançado?

Como passar do inglês intermediário para o avançado?

Muitas pessoas que pretendem se tornar fluentes na língua inglesa se deparam com um momento frustrante no seu processo de aprendizado. Elas chegam a um ponto em que parece não haver avanços, como numa espécie de bloqueio. Se você está nesta situação, aqui aprenderá como passar do inglês intermediário para o avançado.

De maneira geral, este momento acontece com os aprendizes de língua inglesa no nível intermediário, quando já se passou dos conhecimentos básicos, mas ainda não dá para se considerar como um fluente do Inglês.

A primeira coisa que eu tenho para te falar é calma, estar “preso” nesta fase é normal. 

Este post apresenta algumas informações úteis para quem quer aprender dicas de como passar do inglês intermediário para o avançado. Confira!

Como saber se estou no nível intermediário do inglês?

De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), o nível intermediário compreende os níveis B1 e B2 de domínio do idioma.

De modo geral, quem está nesse nível consegue:

  • Compreender falas e textos em uma linguagem clara e padronizada, especialmente em assuntos familiares;
  • É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo;
  • É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal;
  • Pode descrever bem experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições;
  • É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade;
  • É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte;
  • É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Apesar de já apresentar inúmeras habilidades, este falante ainda não consegue dominar a língua inglesa de forma completa, competências que apenas os níveis superiores conseguem.

Entenda aqui os diversos tipos de provas de proficiência em inglês.

Principais competências do nível avançado?

Também de acordo com o CEFR, o falante avançado (C1 e C2) de inglês consegue:

  • Compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos;
  • Se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras;
  • Usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais;
  • Expressar-se a partir de temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso;
  • Resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente.;
  • Distinguir finas variações de significado em situações complexas – como metáforas, comparações, duplo-sentido, etc.

Logo, entender como passar do inglês intermediário para o avançado é ideal para quem pretende exercer atividades que exijam fluência no idioma ou mesmo fazer cursos no exterior.

Como passar do inglês intermediário para o avançado?

A primeira dica importante é que você deverá sair da zona de conforto para alcançar esse objetivo.

Como é possível observar nas informações apresentadas até aqui, a grande diferença entre um estudante intermediário e um avançado no inglês está em alguns detalhes.

O falante intermediário fica mais confortável em situações que lhe são familiares ou relacionadas às suas áreas de interesse, trabalho e estudo. Sendo assim, é importante dar um passo além.

Se você quer ter sucesso e passar do inglês intermediário para o avançado, comece a ter contato com veículos e conteúdos que não são da sua área, assim conhecerá termos novos e novas formas de expressão.

Outro ponto importante é a capacidade de compreender significados além do texto propriamente dito. Piadas, pontos de humor, metáforas e outras figuras de linguagem, mensagens subliminares etc. Tudo isso é diferente da linguagem usual e padrão.

Por isso é importante buscar produções artísticas e literárias, que geralmente são ricas nesse tipo de linguagem.

Por fim, uma pessoa que passou do inglês intermediário para o avançado está mais habituada com gírias, linguagem coloquial e outras que caracterizam o cotidiano.

Encontre aqui exercícios que vão te ajudar a melhorar a pronúncia em inglês.

Como ampliar o vocabulário em inglês?

De acordo com estudos linguísticos, para se usar o inglês no cotidiano é necessária a compreensão e uso de 2 a 3 mil palavras em 80% das situações. Não são muitas, na realidade.

Entretanto, o nativo tem a capacidade de usar, em média, 20 mil palavras em sua língua materna. Há aí uma grande diferença.

Ou seja, é possível “sobreviver” bem com 3 mil palavras, mas para chegar a níveis mais elevados é preciso treinar e ampliar o vocabulário.

Afinal de contas, frequentemente, é a falta de vocabulário que mantém alguém no inglês intermediário. E aqui vai uma dica valiosa: busque não apenas palavras novas, mas expressões completas.

Aprenda expressões idiomáticas, phrasal verbs (verbos frasais) e colocações que as pessoas fluentes no inglês usam. Isso é muito mais eficiente do que aprender palavras individuais, porque esses são os verdadeiros blocos de construção de conversas fluidas.

Para passar do inglês intermediário para o avançado é necessário atuar como um detetive na busca por expressões usadas no idioma. Toda vez que você ouve ou vê uma expressão nova e pensa “Ah, é assim que eles falam em inglês!” ou “Não entendo essa expressão”, e a partir daí busque o significado e seus usos.

Imersão na língua inglesa

Se você quiser passar do inglês intermediário para o avançado terá que viver como se fosse um nativo. Com essa mentalidade, terá maior contato com o idioma que está estudando, o que contribui para ampliar o domínio da língua inglesa.

Veja algumas formas de fazer isso:

  • Assista a filmes e séries com legendas em inglês (ou até sem legendas, se possível);
  • Veja podcasts e vídeos no YouTube, observe como as pessoas pronunciam as palavras, busque significados desconhecidos;
  • Leia jornais e revistas sobre diferentes tópicos diariamente ou semanalmente, busque palavras e expressões que você não entende;
  • Assista notícias diárias na TV;
  • Converse com falantes nativos ou não sobre diferentes tópicos;
  • Ouça música, veja as letras e tradução e tente cantar junto;
  • Entre em grupos ou páginas para treinar o inglês nas redes sociais.

Para dominar o idioma, você precisará ampliar o contato que tem diariamente com o inglês.

Invista mais no estudo e conversação

Você pode – e é altamente recomendável – buscar um bom professor ou uma boa escola de inglês para ter um apoio profissional que vai te desafiar com teoria e prática, guiando pelo domínio da língua inglesa.

É possível, inclusive, fazer um curso de inglês online para ter mais contato com o idioma, praticar a leitura, a conversação e a audição, elementos essenciais para quem deseja avançar do inglês intermediário para o avançado.

Depois de colocar essas dicas em prática, veja quais são mais úteis para o seu caso e intensifique-as para acelerar o seu aprendizado.

Além de passar dicas de como passar do inglês intermediário para o avançado, nós já mostramos aqui quando usar wanna ou want e uma lista dos destinos mais comuns para intercâmbio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *