É muito comum que no começo exista uma certa resistência dos alunos em treinar conversação em inglês. Isso costuma acontecer por insegurança e pelo receio de errar e ser julgado por isso. Você também passa por este problema? Vou te ensinar algumas dicas para superá-lo.
Existem muitos alunos que dominam bem os detalhes da gramática inglesa, são bons na leitura, e, até mesmo, na compreensão auditiva, mas se sentem perdidos quando se trata de realmente ter uma conversa em inglês, com falantes nativos ou não.
De maneira geral, a melhor maneira de desenvolver a fluência na fala é ouvindo muito e depois praticando. Mas algumas técnicas e conselhos podem ser úteis para se aprofundar nessa prática.
A seguir estão algumas dicas de como treinar a conversação em inglês. São atividades simples que podem ser realizadas por você, seja do básico ao avançado e que vão te ajudar a dominar a língua inglesa. Aproveite!
A primeira coisa que tenho para te falar é que você não deve ter medo de errar, o erro faz parte do aprendizado. Também evite cobrar a sua pronúncia igual à de um nativo.
Dicas para treinar conversação em inglês
Ouça mais, para falar melhor e busque um parceiro para treinar juntos. Estas são algumas das instruções que sempre surgem para quem busca informações sobre como treinar conversação em inglês.
Aqui estão, de forma mais detalhada, estas e outras sugestões que são essenciais para você melhorar suas habilidades de expressão oral na língua inglesa.
Escute mais inglês
Você pode observar: naturalmente, bebês e crianças, quando aprendem sua língua de origem, ouvem primeiro, depois falam e depois aprendem a ler e escrever. A percepção auditiva é o primeiro aspecto da língua com que cada um tem contato.
Perceba que metade de qualquer conversa acontece ao se ouvir uma outra pessoa – e se você não entende o que ela está dizendo, como conseguirá responder corretamente? Portanto, se você quiser melhorar a sua conversação em inglês, passe mais tempo ouvindo!
Além disso, ouvir mais também ajuda a melhorar naturalmente a pronúncia e a reduzir o sotaque.
Confira exercícios para melhorar a pronúncia em inglês!
Para conseguir isso, cerque-se do inglês, o máximo possível. Assista a filmes, séries e programas de TV na língua, com legendas, se necessário. Você aprenderá novos vocabulários, expressões idiomáticas, gírias, pronúncia e entonação ao assisti-los.
A música também é uma excelente ferramenta para treinar conversação em inglês. Ouça canções neste idioma, veja a letra das canções e tente cantar junto.
Por fim, ouvir te ajuda a se familiarizar com os ritmos e entonações da língua inglesa. Assim que os sons forem familiares, tente imitá-los. Você perceberá que está aprendendo cada vez mais.
Descubra aqui quais são os pronomes pessoais em inglês!
Aprenda frases, não apenas palavras individuais
Se você estudar palavras individuais em inglês, de forma isolada, quando precisar usá-las, terá que pensar muito para combiná-las na ordem certa. Isso é muito trabalhoso, não é?
Por outro lado, se você se concentrar em aprender frases comuns em inglês, terá respostas e expressões prontas para diversas situações – não haverá a necessidade de pensar demais.
Nesta dica para treinar conversação em inglês, busque por frases que tratem de situações do cotidiano, tais como:
- Ir a restaurantes e fazer compras;
- Falar ao telefone;
- Viajar: aeroporto, hotel e turismo;
- Falar sobre gostos, hobbies e lazer;
- Falar sobre o próprio trabalho;
- Concordar e discordar de pessoas;
- Dar opiniões e conselhos;
- Expressar pensamentos e sentimentos.
Encontre aqui algumas frases afirmativas em inglês!
Consiga um parceiro de conversa
Você pode pensar agora: “como posso praticar falar inglês se não tenho ninguém com quem conversar?”
Primeiramente, existem sites de “troca de conversas”, em que você pode encontrar um parceiro que domina o idioma, mas que quer aprender o português.
Como troca, você pode auxiliá-lo, e ele treinar conversação em inglês contigo. Os dois ganham com isso!
Outra opção é matricular-se em escolas ou ter aula particular com professores que oferecem cursos de inglês, e que estarão preparados para correções e melhorias na fala.
Além disso, é possível entrar em grupos nas redes sociais em que outras pessoas também estão aprendendo a língua e treinar com elas.
Se você estiver em uma viagem, intercâmbio ou se tem contato com falantes nativos na sua escola, trabalho ou faculdade, não hesite em se aproximar e tentar conversar com essas pessoas. Isso ajudará muito!
Aprenda como se comunicar em inglês no aeroporto!
Fale devagar
Você não precisa começar a falar inglês de forma rápida, isso não te deixará parecido a um falante nativo. Pelo contrário, só vai tornar mais difícil para uma outra pessoa te entender.
Falar inglês devagar dá a você mais tempo para pensar no que dizer, além de facilitar com que o ouvinte entenda o assunto tratado.
Comece falando pausadamente para se acostumar com a ordem das palavras, com os sons, e depois vá aumentando a velocidade. Com o tempo e com a prática, seu inglês falado ficará mais rápido naturalmente.
Falando inglês sozinho
Além das quatro dicas acima sobre como treinar conversação em inglês, você pode também praticar sozinho, para ganhar segurança no que fala.
Quando você começa a falar em inglês, existem algumas dificuldades principais:
- A dificuldade mental de pensar nas palavras em inglês para dizer;
- A dificuldade física de pronunciar as palavras em inglês corretamente;
- A preocupação com o entendimento do seu interlocutor.
Assim, falar inglês sozinho ajuda você a treinar sua habilidade de colocar suas ideias em palavras, sem, por exemplo, a pressão de ter que desenvolver o diálogo com outra pessoa naquele momento.
Abaixo estão algumas formas de treinar conversação em inglês estando só.
Leia textos em voz alta
Ler em voz alta dá a você a chance de se concentrar na pronúncia e no ritmo, sem se preocupar em encontrar as palavras certas.
Você poderá treinar seus lábios e língua para pronunciar palavras em inglês, especialmente as mais difíceis.
Pratique, especialmente com materiais que você já consegue entender.
Fale inglês sozinho espontaneamente
Falar espontaneamente é extremamente útil para desenvolver sua habilidade de colocar suas ideias em palavras sem a pressão de uma conversa real.
Você pode pensar, por exemplo, em uma lista de perguntas para uma discussão ou diálogo e responder em voz alta em inglês – falando sozinho.
Essa dica de como treinar conversação em inglês pode parecer um pouco boba, mas lembre-se – este é um ótimo treinamento para o idioma falado.
Aqui estão algumas perguntas comuns de entrevista de emprego. Tente respondê-las em voz alta.
Narre sua realidade
Você pode experimentar dizer seus pensamentos em voz alta, ou narrar suas ações. Isto pode ser uma forma muito eficaz de treinar conversação em inglês. Por exemplo:
- “Estou bebendo água”;
- “Vou abrir meu livro na página X”;
- “Comprei uma blusa que custou X reais”.
Você também pode também optar por descrever o ambiente, objetos e pessoas ao seu redor:
- “Aquela garota é loira, alta e tem olhos verdes”;
- “Hoje o dia está frio”;
- “Minha comida está gostosa”;
- “A parede deste quarto é azul”.
Ao falar consigo mesmo, você pode se tornar mais fluente na tradução de seus pensamentos em língua falada.
Grave sua prática de conversação
Se você gosta de se revisar para verificar seu progresso e ouvir seus próprios erros, experimente gravar a própria voz ao treinar conversação em inglês.
Ao ouvir sua fala, repetidamente, você pode avaliar sua própria pronúncia e perceber as áreas em que precisa melhorar. Pode também revisar algum conteúdo, fazer anotações sobre o novo vocabulário ou mal-entendidos e preparar perguntas e respostas para uma conversa real.
Use um gravador ou aplicativo em seu celular para registrar seu diálogo, cantando uma música ou recitando um poema, por exemplo. Aproveite também para registrar seus pensamentos.
Uma dica especial de como treinar conversação em inglês é que você use uma semana para fazer experimentos. Durante cada dia, grave cinco minutos de conversação. Depois, ouça os registros e verifique os erros, anote-os e tente corrigi-los.
Veja aqui exercícios de inglês para iniciantes!
Faça vídeos seus
Essa ideia pode não ser a melhor para todos, mas se você gosta de assistir ou fazer vídeos, que tal tentar fazer gravações suas em inglês?
Assim, além de ouvir, você pode ver a forma que pronuncia as palavras.
Se não quiser mostrar seus vídeos a ninguém, tudo bem, mas eles também poderão ser usados para serem corrigidos por algum professor ou falante proficiente no futuro.
Além disso, essa dica de como treinar conversação em inglês vai te ajudar a ganhar segurança ao falar o idioma, principalmente se você imaginar que a câmera é uma outra pessoa.
É hora de treinar conversação em inglês. Não desanime!
Praticar uma habilidade linguística, pode parecer difícil. Mas você fará mais progresso se treinar com constância, mesmo que seja um pouco a cada dia.
Lembre-se de sempre verificar onde está aprendendo e no que você vem se desenvolvendo com frequência (semanas, meses, semestres…).
Acredite, você terá uma grande recompensa no final. Que tal começar hoje mesmo?
Se quiser ir além, conheça agora o curso online de inglês Fale de uma vez! Ele foi desenvolvido por uma metodologia própria aqui da Be-live Language School, com mais de 150h de materiais, que vão te ajudar a alcançar a fluência no idioma.
Você pode conferir aqui uma série de dicas de como treinar conversação em inglês, que tal dominar de vez o verbo to be?
Confira exercícios sobre pronomes possessivos em inglês!