O mito da dificuldade em aprender um novo idioma cai por terra quando o aluno encontra a metodologia certa para o seu aprendizado. Se você não sabe qual é a melhor forma de aprender inglês, quero te ajudar a encontrar a resposta.
A língua inglesa, há muito, deixou de ser luxo para se tornar item indispensável no mercado de trabalho. Afinal, o idioma foi adotado como o universal no mundo dos negócios, além de ser um dos mais falados no mundo.
O problema é que muita gente tem certa dificuldade em encontrar a melhor metodologia para aprender inglês. Alguns até dominam a escrita e a leitura, mas travam na hora de falar no idioma.
Ainda que seja necessário ter disciplina, esforço e dedicação no aprendizado, a língua inglesa não é nenhum bicho de sete cabeças. São várias formas de dizer uma só palavra e pronúncias similares para diferentes vocábulos, mas são habilidades possíveis de desenvolver.
Não é impossível aprender inglês de forma rápida e, assim, ser fluente e diferenciado no mercado de trabalho. E eu vou te ajudar neste objetivo 😉!
Dicas de como aprender inglês de forma eficiente
O fato é que não existe uma fórmula mágica ou a melhor maneira de aprender inglês que valha para todo mundo. Afinal, cada pessoa tem uma habilidade diferente, o que influencia diretamente no aprendizado.
Por isso, vou te ensinar a encontrar a melhor forma de aprender inglês que funciona para você.
Anote cada palavra nova que aprender
Crie o hábito de anotar cada palavra nova que aprender em inglês, seja em um caderninho, seja no bloco de notas do seu celular.
Além da palavra e significado, escreva o contexto em que a viu, ajudando a entender e aplicar no seu dia a dia. De quebra, você ainda vai praticar o writing, ou seja, a escrita.
Leia textos e artigos em inglês
Assim como no português, a melhor forma de aprender inglês e ampliar o vocabulário é lendo! Por isso, sempre que puder, leia em língua inglesa.
Livros, revistas, quadrinhos, blogs…enfim, se o texto está em inglês, leia!
Se precisar pesquisar alguma coisa, busque em sites que estejam em neste idioma. Daí, aproveite para colocar em prática a dica anterior e anote os vocábulos até então novos para você!
Pense em expressões que gostaria de falar em inglês
É interessante que, quando estamos aprendendo um novo idioma, não é difícil nos pegar “pensando” na nova língua.
Aproveite e pense em palavras do seu cotidiano ou expressões usadas no ambiente de trabalho para, em seguida, traduzi-las.
Essa é uma forma eficiente de usar o conhecimento da língua. Aliás, é até uma forma de guiar os seus estudos, ou seja, começar a aprender no campo que realmente precisa.
Por exemplo, um médico pode começar pela literatura de sua área, expressões e conceitos da medicina. O mesmo vale para outras profissões ou propósitos de viagem.
Veja dicas de inglês para usar no aeroporto!
Ouça músicas e assista a séries ou filmes em inglês
Esqueça o hábito de assistir a filmes ou séries dublados!
Comece assistindo com legendas em português para, gradualmente, substituí-las pelas opções em inglês.
Assim, ao mesmo tempo, em que pratica o listening (compreensão auditiva), você vai aprender expressões idiomáticas e distinguir diferentes sotaques. O mesmo vale para as músicas!
Descubra artistas nativos e ouça suas canções, de preferência acompanhando as letras escritas.
Ainda sobre músicas e filmes, se tem algum ator, atriz, cantor ou cantora favorito, assista suas entrevistas, preste mais atenção nas músicas ou trabalhos.
Esta é uma das diversas formas de aprender inglês, além de poder conhecer mais sobre seu ídolo.
Use as redes sociais a seu favor
Com bastante cautela, entre em grupos e canais cujos participantes falam inglês. Assim, terá a oportunidade de falar com nativos, praticando a língua na sua forma mais pura.
Quando falo em cuidado, apenas filtre aonde irá se inscrever, afinal, não conhecemos quem está do outro lado.
Se não tiver coragem, treine o idioma com um amigo que também esteja aprendendo ou já seja fluente.
Inscreva-se em canais ou podcasts
O Spotify tem canais interessantes sobre variados temas, assim como o YouTube, todos em inglês.
Além de aprofundar seus conhecimentos sobre artes, música, culinária, entre outros, vai praticar o idioma, distinguir sotaques e ampliar o vocabulário.
Configure seu celular em inglês
Que tal usar o aparelho que não sai da sua mão a favor dos estudos?
Já que você acessa o celular mais de cem vezes ao dia, configure o idioma principal para o inglês.
É uma boa forma de aprender inglês e conhecer palavras novas, funções e expressões.
Fale e pense sozinho em inglês
Lembra dos pensamentos em inglês? Pratique isso sozinho, começando a descrever seu dia, as atividades corriqueiras, hobbies e outras ações.
No começo, ainda será necessário traduzir mentalmente, mas com o tempo, o inglês virá naturalmente, como acontece com a língua portuguesa.
Depois de começar a pensar na língua inglesa, é hora de falar também no idioma enquanto estiver sozinho.
Por exemplo, se vai tomar um banho, expresse: now, I’m taking a shower. Ou, se for cozinhar, tente: I’ll do my lunch. São ações pequenas como essa que favorecem o desenvolvimento do speaking (fala).
Ainda que não haja uma única forma de aprender inglês que caiba a todos, pequenas atitudes diárias favorecem, de modo geral, a absorção mais rápida e efetiva da língua.
Não custa nada tentar, certo?
Implemente as dicas acima e descubra qual forma de aprender inglês funciona melhor com você.
É possível também frequentar aulas presenciais, fazer cursos online de inglês ou ainda um intercâmbio, é necessário apenas avaliar quais opções se encaixam na sua disponibilidade de tempo e dinheiro.
Depois de ler aqui as melhores formas de aprender inglês, você pode se interessar também por:
Dicas de exercícios de inglês para iniciantes
Como aprender inglês pela internet?
Entre agora no nosso canal no YouTube e veja outras dicas especiais!