Qual é o nível de inglês do brasileiro?

Como anda o inglês do brasileiro?

Acredite ou não, mas apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em Inglês – e, destes, apenas 1% apresenta grau de fluência suficiente para comunicação efetiva. Dessa forma o Brasil se posiciona em 41º colocado em um ranking de 70 países, ainda abaixo de países latino-americanos como Equador, Chile, Peru e México.

Por quê?

O cenário de baixa proficiência do inglês, passa obrigatoriamente pelas condições de ensino na rede pública onde estão 85% dos brasileiros matriculados no ensino fundamental e médio onde há precariedade na infraestrutura, carga horária ineficiente, número de alunos elevado e profissionais não preparados.  Um grande problema é que há necessidade de um programa consistente de idiomas na rede pública escolar baseado em metodologias que priorizem a comunicação formando alunos que tenham conhecimentos de regras gramaticais, mas que principalmente saibam se comunicar em Inglês.  Porém, o modelo brasileiro de ensino de Inglês na rede pública de ensino é baseado apenas na leitura, quando deveria também levar em consideração as habilidades de escuta, escrita e fala.  O ensino do Inglês então, resume-se a noções iniciais das regras gramaticais, leitura de textos curtos e desenvolvimento da habilidade de resolver testes de múltipla escolha voltados para o vestibular. 

Dessa forma, o aprendizado do idioma na fase escolar, principalmente na rede pública, que possui a maior fatia de estudantes no Brasil, não forma jovens fluentes, mesmo sendo lecionado por tantos anos.

A busca por uma escola de idiomas é a principal forma de suprir a necessidade do inglês fora da formação básica. 

Por que é importante dominar o inglês?

A língua inglesa conseguiu impactar e levar sua influência por meio do idioma para uma grande parte do mundo.

A importância de ter nível de fluência considerável de forma que não haja falhas de comunicação tem vários argumentos:

  • Atualmente, aproximadamente mais de 450 milhões de pessoas falam o inglês como língua principal no mundo;
  • E mais de 750 milhões de pessoas falam inglês como língua estrangeira;
  • Hoje mais de 80% das páginas na internet estão escritas em inglês;
  • O inglês é a língua mais utilizada no mundo dos negócios e a mais exigida nas formações profissionais;
  • E 40% dos internautas se comunicam em inglês em seus computadores, tablets ou smartphones.

O inglês é hoje uma importante ferramenta acadêmica e profissional. E em toda comunidade internacional, ela é considerada a língua mais importante para ser aprendida. 

No mercado de trabalho, muitas empresas preferem contratar profissionais que sejam fluentes em inglês para gestão de cargos mais importantes.

Empresas e departamentos de recursos humanos admitem que o aprendizado de Inglês é um diferencial entre candidatos. Aqueles que contam com fluência no Inglês têm prioridade no recrutamento e conseguem as vagas melhores. Mais e mais as empresas consideram o Inglês  pré-requisito indispensável e estão dispostas a pagar pelo trabalho deles.  SIM, os profissionais que são fluentes tendem a ter salários maiores, 

A globalização empurra as pessoas para uma posição onde de fato necessitam se comunicar em Inglês porque precisam ou mesmo porque querem.  As distâncias já não são as mesmas e com o avanço na tecnologia, são cada dia mais encurtadas.  

O que eu faço então?

Bem…a situação é esta que apresentamos!  Precisamos de muitas mudanças para que o cenário mude…e temos que ter esperança de que nosso país está em evolução e que o melhor está por vir…e que, com relação a esta questão da educação e do Inglês, haverá progressos.

Mas posso esperar que isso aconteça passivamente? Não!  

Você pode começar fazendo alguma coisa por você HOJE!

Estude!

Se empenhe!

Se ajude!

Procure alternativas!

Procure profissionais que se adequem as suas necessidades e te ajudem a realizar seus sonhos!

Be-live Language School
Renata Vilani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *