Poder vivenciar uma nova cultura, aumentar a sua rede profissional de contatos, ou simplesmente querer desfrutar de uma experiência inesquecível. Essas são apenas algumas possibilidades que um intercâmbio pode proporcionar. Falando especificamente do Brasil, a demanda por esse tipo de programa cresceu muito na última década. Embora o cenário econômico não tenha sido tão positivo nos últimos tempos, muitos estudantes não estão abrindo a mão de realizar o seu sonho e estão economizando uma graninha e pesquisando diferentes destinos para intercâmbio para aumentar suas possibilidades.
Apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas já têm feito planos para depois que essa crise acabar. Pensando nisso, listamos abaixo alguns dos destinos preferidos dos intercambistas! Quem sabe essa lista não te inspira a escolher um destino para a sua aventura no exterior, rs.
PS: Antes de mais nada, vale dizer que a nossa lista não é um ranking, justamente porque esse tipo de escolha varia muito de acordo com o perfil e os gostos de cada pessoa. Apenas selecionamos os países que costumam ser os mais escolhidos pelos intercambistas.
Melhores destinos para intercâmbio
Estados Unidos
Os Estados Unidos, no geral, despontam como o principal país que recebe intercambistas. Isso porque lá existem muitas cidades de diferentes estilos para combinar com as vibes distintas das pessoas. Engana-se também quem acredita que nos Estados Unidos existam apenas lugares caros. Bem é natural que nos grandes centros as coisas sejam mais caras, mas apesar do dólar estar batendo recordes de cotação, ainda é possível fazer um intercâmbio nas terras do Tio Sam em cidades que não exijam um alto investimento.
Dentre as cidades mais procuradas pelos estudantes estão New York, Los Angeles, San Francisco e San Diego. A primeira sofreu muita influência dos cinemas ao despertar nas pessoas o sonho de conhecer New York, e não por acaso ela se tornou um dos maiores centros culturais do mundo. As outras três cidades estão no estado californiano, que por sua vez recebe muitos turistas e intercambistas. O Golden State possui uma paisagem belíssima em toda a sua extensão e o clima acolhedor dos moradores locais atraí pessoas de todos os cantos do mundo. A Califórnia lembra o Brasil em alguns aspectos, e é por isso que muitos estudantes brasileiros optam em fazer seu intercâmbio por lá.
Claro, existem muitas outras cidades procuradas pelos intercambistas nos Estados Unidos, mas essas costumam apenas estar entre as principais.
PS: Caso você esteja pensando em ter uma experiência internacional, recomendamos que você acompanhe o pessoal da Eagle Intercâmbio. Eles possuem muitos anos de experiência na área e ao longo do tempo já ajudaram diversos estudantes a realizarem seus sonhos! Entre em contato com a equipe da Eagle para tirar as suas dúvidas e encontrar o programa de intercâmbio que se encaixa no seu perfil! Acompanhe-os no Instagram também, pois por lá eles divulgam várias novidades!
Canadá
O Canadá tem chamado bastante atenção dos intercambistas. Se comparado com o seu vizinho, os Estados Unidos, o Canadá tem um estilo de vida mais barato e menos questões burocráticas.
Vancouver tem seu espaço reservado quando falamos de destinos para intercâmbio. A cidade é conhecida como uma das capitais mundiais do entretenimento e reúne pessoas do mundo inteiro. Além de tudo isso, a região é cercada por deslumbrantes paisagens naturais, o que ainda oferece diversas opções de passeios aos seus visitantes.
A maior cidade do Canadá, Toronto, também é um lugar escolhido por estudantes do mundo inteiro. Devido a isso é um lugar multicultural em meio a uma metrópole e essa junção oferece uma grande variedade de atividades culturais e entretenimento.
E um diferencial do país é que há dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Então se você escolher fazer um intercâmbio na província de Quebec, poderá estudar os dois idiomas ao mesmo tempo. A cidade de Montreal, por exemplo – localizada nessa província –, tem recebido um grande número de intercambistas de vários lugares do mundo. Além de ter os dois idiomas oficiais, os estudantes são atraídos pela alta qualidade de vida, baixo custo financeiro, belíssimos pontos turísticos e o clima acolhedor da cidade.
Inglaterra
A Inglaterra é um dos destinos para intercâmbio mais desejados, no entanto também é um dos mais caros, isso porque a moeda local – libra – é muito (muito mesmo!) mais valorizada do que a nossa. Além de estar na Europa (permitindo que o estudante possa conhecer outros países em uma curta viagem), o que também atraí os intercambistas é a diferença do inglês falado por lá, que para muitos é um sotaque mais charmoso e elegante e por isso muitas pessoas querem soar como os próprios ingleses.
As cidades mais buscadas são Londres e Cambridge, ambas as cidades são multiculturais e são repletas de formas de entretenimento tanto diurnas quanto noturnas. Além disso, o país como um todo, conta com o elegante fato de ser histórico e moderno ao mesmo tempo.
Austrália
O país localizado no outro lado do mundo, no continente da Oceania, é um lugar com paisagens deslumbrantes, cidades modernas, alta qualidade de vida, diversas opções de entretenimento, e por isso atraí muito turistas e principalmente intercambistas. Outro fato que torna o país ser bem procurado é que a moeda local (dólar australiano), é mais barata se comparada ao dólar dos Estados Unidos.
As principais cidades onde os intercambistas se concentram são em Sydney e Gold Coast. A primeira é conhecidíssima mundo a fora e tem a maior população do país. Já a segunda, assim como Sydney, é um dos principais pontos turísticos da Austrália e também é um dos maiores destinos para intercâmbio do país. Gold Coast ganhou esse nome devido as belíssimas paisagens praianas compostas por “areias douradas”.
E então você já tem um intercâmbio em mente? Já viveu essa experiência? Nos conte nos comentários!
Continue acompanhando o nosso Instagram e o blog para mais novidades!